Milhares de pessoas têm o hábito de usar os grupos do Facebook como local para oferecer produtos e serviços. Basta uma busca rápida dentro da rede social para encontrar diversos grupos voltados para vendas. Mas, você já conhece o Facebook Marketplace?
Esse recurso nada mais é do uma loja dentro do Facebook. Você encontra uma variedade de produtos, novos e usados, que são publicados e vendidos pelos próprios usuários.
O recurso permite buscas personalizadas por região, categoria e até mesmo por preço. Também é possível contatar e negociar com o vendedor, tudo via Messenger.
Para tornar a experiência de compra e venda ainda mais fácil e vantajosa para quem pretende negociar na rede social, o Facebook Marketplace permite que os usuários avaliem e até mesmo denunciem os vendedores.
Vale ressaltar que o Facebook não cobra nada para que os usuários publiquem seus produtos e nenhuma transação financeira é feita dentro da rede social.
Preparamos um tutorial para te explicar, passo a passo, como utilizar esse recurso.
COMO VENDER NO FACEBOOK MARKETPLACE
Para você começar a usar o Facebook Marketplace:
1 . Conecte-se ao Facebook e acesse a opção Marketplace:
2 . Em seguida, acesse a opção + vender um item:
- Um pop-up irá abrir. Preencha as informações sobre o seu produto.
Adicione o que você está vendendo, o valor e em que cidade o produto se encontra.
- Você vai precisar escolher a categoria em que sua oferta se encaixa. São várias opções pré-determinadas que irão ajudar o comprador a encontrar o seu item. Escolha com cuidado para que seu produto não acabe perdido em uma categoria errada.
- Depois de escolher a categoria, use o campo Descrição para informar não só os detalhes do produto, mas também as formas de pagamento e entrega. Quanto mais completa for sua descrição, mais fácil será na hora de negociar.
- Faça upload das fotos da sua oferta. Não se esqueça de escolher bem as imagens que irá publicar, elas devem ser nítidas, claras e precisam mostrar bem o seu produto.
Lembre-se: é importante usar fotos reais dos produtos que você pretende vender.
- Clique em Publicar e seu produto já estará na “vitrine” do Facebook Marketplace, pronto para ser visto por outros usuários.
8. Caso seu produto seja vendido, basta acessar o Facebook Marketplace, clicar no link Venda e sinalizar seu item como Vendido.
Viu como é fácil e rápido utilizar o Facebook Marketplace?
Mas, vale ressaltar: alguns itens não podem ser vendidos utilizando esse recurso, pois infringem a política de comércio do Facebook Marketplace. São eles:
- Drogas ilegais, prescritas ou recreativas;
- Produtos de tabaco e acessórios relacionados;
- Suplementos não seguros;
- Armas, munições ou explosivos;
- Animais;
- Produtos ou serviços para público adulto;
- Bebidas alcoólicas;
- Produtos para melhorar o desempenho sexual;
- Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real;
- Mercadorias, produtos ou publicações que considerarmos que possam ser ou que sejam fraudulentos, enganosos, ilusórios ou ofensivos;
- Itens ou produtos com posicionamento extremamente sexualizado;
- Assinaturas, produtos digitais ou publicações sem intenção de vender itens, produtos ou serviços no Marketplace;
- Produtos e itens que facilitem ou incentivem o acesso não autorizado a mídia digital.
Se o seu produto não se enquadra em nenhuma dessas categorias, você pode anunciá-lo normalmente.
Vale a pena usar o Marketplace?
Tenha em mente que criar uma oferta no Facebook Marketplace não é a mesma coisa que criar um anúncio no Facebook, ok?
É provável que, em breve, o Facebook abra esse espaço como uma opção de direcionamento de anúncios, já que o inventário da rede social está cada vez mais saturado.
Mas, isso só será realmente interessante se as opções de segmentação que já existem para os anúncios forem aplicadas também no Marketplace, algo que não acontece hoje.
Quando você cria a sua oferta usando a ferramenta, ela é distribuída sem considerar nenhum tipo de segmentação. Apenas se o comprador usar filtros de localização, categoria e preço é que seus produtos serão apresentados para ele.
Além disso, no Marketplace, apenas os perfis pessoais podem criar ofertas. As páginas não conseguem usar esse recurso.
Para as marcas, por enquanto, é muito mais vantajoso usar o recurso de loja virtual dentro de suas páginas e criar campanhas a partir do Gerenciador de Anúncios.
Porém, se você não tem um e-commerce ou até mesmo uma página no Facebook, o Marketplace pode ser uma opção para você começar a vender seus produtos.
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