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Como anunciar no Facebook – Guia para Iniciantes

Você sabe como anunciar no Facebook? E o melhor, de forma descomplicada? É isso que vou ensinar para você aqui no meu blog. Acesse já!
Sumário

Hoje em dia, as páginas do Facebook e, principalmente, saber como anunciar no Facebook, são elementos essenciais para qualquer negócio. Isso porque, segundo dados do Facebook de 2016, 1.13 bilhão de pessoas acessam o Facebook TODOS OS DIAS, número que significa um crescimento de 17% a mais que no ano anterior (2015).

Isso quer dizer que o público-alvo da sua empresa, provavelmente, está usando essa rede social, seja onde ele estiver. Como a Camila Porto sempre fala: “este é o segundo melhor momento para seu negócio estar no Facebook. O melhor foi há uns 3 anos. Porém, quanto mais você demorar para usar o Facebook de forma séria, mais oportunidades vai perder.”

E você sabe como começar a aproveitar toda essa audiência que o Facebook oferece?

Primeiro, você precisa ter uma página no Facebook para o seu negócio. As páginas servem para você conectar a sua empresa, sua marca ou a sua causa com pessoas que se identificam com ela, ou seja, você pode encontrar o público que precisa para crescer.

Se você ainda não tem uma página no Facebook e não sabe como criar uma, temos um e-book gratuito que pode ajudar você: baixe gratuitamente o e-book Como Criar uma Página no Facebook.

Como anunciar no Facebook - Guia para Iniciantes

Um dos motivos mais importantes para ter uma página no Facebook é: o poder de anunciar. Hoje, é possível criar anúncios no Facebook SOMENTE com uma página. Então, se você quer criar anúncios para divulgar seu negócio, não poderá fazer isso pelo seu perfil, tudo bem?

E você sabe como promover suas publicações ou a sua página? Você sabe como anunciar no Facebook? E o melhor, de forma descomplicada? É isso que vou ensinar para você hoje 🙂

Impulsionamento vs Anúncio Darkpost

Uma das coisas mais importantes para você saber no início, é que existem duas maneiras de anunciar: Impulsionamento de Publicações e Anúncios DarkPost, vamos entender a diferença entre eles e aprender como anunciar no Facebook?

Impulsionamento de Publicações:

Eu acredito que você deva fazer publicações em sua página do Facebook diariamente ou semanalmente. Essas publicações não ficam apenas na sua página, elas vão parar no feed de notícias  das pessoas. Mas você sabia que nem todo mundo que segue a página recebe essa publicação no feed de notícias?

Isso acontece porque existe o EdgeRank, o algoritmo do Facebook que “filtra” as publicações por nível de relevância para as pessoas.

Leia mais sobre o EdgeRank no post: Facebook Altera o EdgeRank (de novo).

O Impulsionamento de Publicação é quando você deseja que uma publicação atinja mais pessoas. Então, você torna essa publicação que até então era orgânica, ou seja, tinha um alcance de pessoas sem pagar nada por esse alcance, em uma publicação paga ou impulsionada.

Em linhas gerais, quando você impulsiona uma publicação, ela se torna um anúncio. Pelo fato de você estar investindo dinheiro nela, o Facebook entrega esse conteúdo para mais pessoas, o que tende a aumentar seu engajamento, pois o conteúdo terá mais visibilidade.

camila-porto_como-anunciar-no-facebook_imagem-1

Anúncio DarkPost:

O anúncio no Facebook, também chamado de darkpost, é outra maneira de atingir mais pessoas com a sua página. É chamado de darkpost, porque é um anúncio em formato de post, mas que não é publicado na sua página, ele aparece apenas para as pessoas que serão atingidas com o anúncio.

Para esse caso, existem vários tipos de objetivos e formatos de anúncios, que podem ser exibidos no feed de notícias do Facebook, no mobile ou na coluna direita do desktop.

As maiores diferenças entre este formato de anúncio e os anúncios impulsionados são:

  • Mais opções de segmentação;
  • Mais opções de formatos e objetivos;
  • Mais opções de criativos (imagens, vídeos, apresentações).

Quando se fala em formatos e objetivos, temos uma variedade muito maior:

1. Se o seu objetivo é levar as pessoas para o seu site, deve escolher a opção “Enviar pessoas para seu site ou Aumentar conversões no seu site” e seu formato de anúncio será assim:

camila-porto_como-anunciar-no-facebook_imagem-2

Imagem: Facebook Business

2. Se o seu objetivo é engajamento, você deve escolher a opção “Aumentar o reconhecimento da marca” ou “Impulsionar suas publicações”, olha só:

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Imagem: Facebook Business

3. Se você quer ganhar mais curtidas na sua página, selecione “Promover a sua página”. O formato de anúncio é conforme a imagem:

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Imagem: Facebook Business

4. Se o seu negócio possui um aplicativo, uma das estratégias de anúncios mais legais para você usar é o de “Obter instalações de seu aplicativo” ou “Aumentar o envolvimento em seu aplicativo”. Dê uma olhada no formato que é exclusivo para mobile:

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Imagem: Facebook Business

5. Você também pode criar um anúncio para suas ofertas, é só escolher a opção “Fazer as pessoas obterem sua oferta”:

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Imagem: Facebook Business

6. Agora, se você quer fazer um anúncio de um evento que seu negócio está preparando, pode usar a opção de “Aumentar a participação no seu evento”:

camila-porto_como anunciar no facebook_imagem-7

Imagem: Facebook Business

Confira a história da Júlia, que com um evento no Facebook lotou um restaurante de Brasília

Existem mais algumas opções de objetivos que você pode escolher para divulgar o seu negócio no Facebook. É possível você encontrar pessoas próximas à sua empresa, conquistar visualizações de vídeo, adquirir cadastros de pessoas para o seu negócio, fazer com que as pessoas visitem as suas lojas e também promover um catálogo de produtos.

Agora que você já conheceu os formatos de anúncios que podem ser feitos no Facebook, vamos conhecer uma das regras mais importantes para quem vai começar a fazer anúncios, e depois como anunciar no Facebook.

Regra de Texto nas Imagens

Talvez você já tenha ouvido falar na regra dos 20% de texto do Facebook ou, simplesmente, na regra para textos em imagens de anúncios no Facebook.

A regra dos 20% de texto em anúncios, quando não respeitada, era uma das maneiras mais comuns  de ter a conta do Gerenciador de Anúncios banida ou ter o anúncio bloqueado. Isso porque, para o Facebook, o uso de texto em imagens deve ser mínimo ou, melhor, nada.

Há algumas semanas, essa regra foi atualizada. Agora, você ainda precisa manter o mínimo de texto possível na imagem de seu anúncio, mas se a sua imagem tiver mais texto que o permitido o anúncio continuará a ser veiculado, mas terá um alcance menor, ou seja, será exibido para menos pessoas.

Ou seja, quanto menos texto, mais pessoas você conseguirá atingir!

As imagens são classificadas em 4 categorias diferentes que podem ser de “OK”, quando o texto está dentro dos padrões do Facebook, até “ALTO”, quando o Facebook não irá exibir o seu anúncio ou você irá alcançar um público bastante restrito.

Leia mais sobre a regra e entenda tudo sobre cada categoria no texto: Facebook Muda a Regra dos 20% de Texto em Imagens.

Como Anunciar no Facebook

Anunciar no Facebook é muito importante, seja para pequenos ou para grandes negócios. Segundo o Facebook, são mais de 1 bilhão de pessoas que acessam o Facebook todos os dias e mais de 700 milhões de pessoas visitam o Facebook diariamente através de seus telefones e tablets.

No Facebook é possível escolher o público-alvo que vai receber os anúncios. Você pode segmentar seus anúncios de acordo com a localização das pessoas, idade, páginas que seguem, gênero,  interesses e mais.

Para começar a anunciar você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios. Outra forma de começar a anunciar é usar o Gerenciador de Negócios, uma plataforma do Facebook que permite gerenciar múltiplas contas de anúncio e páginas no Facebook.

No tutorial a seguir vamos usar o Gerenciador de Negócios.

Dica da Camila: evite configurar a forma de pagamento em DÓLAR, você pode configurar a conta em REAL, ou seja, na moeda brasileira e evitar pagar impostos e anúncios caros.

Passo a Passo de Como Anunciar no Facebook

Passo 1

O primeiro passo para começar uma campanha no Facebook é escolher o seu objetivo de marketing, ou seja, um dos objetivos que citei ali em cima para você. Veja no exemplo:

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Passo 2

O segundo passo é escolher um nome para a sua campanha. O ideal é que seja bastante específico para que você, quando tiver com outras campanhas ativas, saiba diferenciar todas elas.

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Passo 3

Agora, você vai escolher o público que irá receber o seu anúncio. Você pode escolher a localização do público, seja país, estado ou cidade, caso o seu negócio seja local.

Para ver se a sua segmentação está ampla demais ou específica demais, você pode ficar de olho no termômetro que aparece na lateral da página.

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Passo 4

Por último, você escolhe o seu orçamento para a campanha. Hoje, no Facebook, você pode começar investindo R$10.

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Passo 5

No passo 5, você vai começar a criar a “carinha” do seu anúncio. Iniciando pela escolha das imagens e  criando textos para atrair o seu cliente.

A dica aqui é criar textos que demonstrem os diferenciais do seu negócio perante os concorrentes, que tenham uma chamada para a ação que você quer que as pessoas realizem (por exemplo: compre!, faça sua inscrição!, curta a página!, etc.) e também escolha imagens nítidas, coloridas e bonitas.

O Facebook possui uma parceria com o banco de imagens Shutterstock. Você pode usar imagens profissionais gratuitamente  para ilustrar seus anúncios. Basta procurar a opção “Banco de Imagens”

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Por fim, finalize o pedido:

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Aprofunde seus conhecimentos em anúncios do Facebook, leia O que é e Como Funciona o Power Editor!

Espero ter ajudado você com as suas dúvidas sobre como anunciar no Facebook 😉

Dica da Camila:

Alguns anúncios ficam em revisão pelo Facebook, mas isso irá demorar apenas alguns minutos. Caso o tempo se estenda, você pode entrar em contato com o Facebook por esses canais:

Suporte ao anunciante

Central de Ajuda

Comunidade de Ajuda

Continue aqui no Blog:

Saber como anunciar no Facebook você já viu que é muito importante para o seu negócio. Agora, uma outra rede social que é MUITO usada pelo público e que pode trazer grandes resultados para sua empresa é o Instagram.

Leia aqui no Blog o texto:

 Como Anunciar no Instagram

QUER MAIS?

Agora que você já ficou por dentro de Como Anunciar no Facebook, comece a aplicar estratégias para aumentar o engajamento da sua página.

Baixe grátis o e-book com 22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook.

Copie e cole essas táticas para gerar mais resultados para o seu negócio. Clique na imagem:

como anunciar no facebook-ebook-taticas-engajamento

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